dragão e tigre - BRICs - Tudo Sobre - dragão e tigrehttps://www.coupondealsclub.com/tudo-sobre/brics/Notícias, ações e muito mais sobre investimentos. Informação que vale dinheiro.Wed, 06 Sep 2023 18:50:46 +0000pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.3.1https://www.coupondealsclub.com/wp-content/uploads/2019/10/IM-Favicon.png?fit=32%2C32&quality=70&strip=alldragão e tigre - BRICs - Tudo Sobre - dragão e tigrehttps://www.coupondealsclub.com/tudo-sobre/brics/3232dragão e tigre - BRICs - Tudo Sobre - dragão e tigrehttps://www.coupondealsclub.com/politica/uso-de-moedas-locais-vai-agilizar-comercio-e-reduzir-custos-no-brics/Wed, 06 Sep 2023 18:50:46 +0000https://www.coupondealsclub.com/?p=2236765Declaração é do ministro Mauro Vieira, no programa Bom Dia, Ministro

The post Uso de moedas locais vai agilizar comércio e reduzir custos no Brics appeared first on dragão e tigre.

]]>

O uso de moedas locais para as relações comerciais entre países integrantes do Brics vai agilizar o comércio e reduzir custos internacionais. A afirmação foi feita pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, durante o Programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Após a participação no programa, Mauro Vieira disse que, havendo responsabilidade dos países com relação a suas contas nacionais, o uso de moedas locais nas relações comerciais, também, vai ajudar no fortalecimento de suas moedas. “Mas, claro, isso dependerá das contas nacionais e do volume de comércio”, explicou.

A fim de viabilizar o uso de moedas locais nas relações comerciais entre países do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), foi determinado aos ministros da economia que “estudem mecanismos que possam levar à liquidação do comércio bilateral em suas moedas nacionais”.

Dessa forma, o Brasil, em suas operações internacionais de comércio, poderá pagar em Reais. E, do outro lado, quando exportam, os outros países poderão receber em moedas nacionais. “Isso é um passo importantíssimo porque agiliza o comércio e, sobretudo, reduz os custos internacionais de pagamentos de transferência”.

Ele lembrou que a busca por uso de moedas locais para esse tipo de comércio já havia sido tentado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante outros mandatos presidenciais.

“Isso não é uma novidade. Nos dois primeiros mandatos, o presidente lula também perseguiu o mesmo objetivo, e o primeiro acordo foi assinado por volta de 2005 com a Argentina. Esse acordo possibilita que o pagamento do comércio bilateral seja feito nas nossas moedas locais. Ele continua com esse objetivo, promovendo-o agora no Brics”, disse o ministro.

Ele reiterou que não se trata da criação de uma nova moeda. “Não é isso. É fazer a liquidação do comércio, eliminando custos de transferências internacionais, custos bancários. É, sem dúvida nenhuma, uma iniciativa muito importante que vai agilizar e baratear o comércio”, acrescentou ao esclarecer que a “triangulação de moedas” representa mais custos para os países.

Guerra

Durante o Bom Dia, Ministro, o chanceler brasileiro reiterou a posição brasileira, na busca pela solução no conflito entre Rússia e Ucrânia, no leste Europeu.

“O Brasil é um dos poucos países que têm relações diplomáticas com todos os outros demais membros das Nações Unidas. Nessa condição, nós falamos com a Rússia e falamos com a Ucrânia. Isso é indispensável. A diplomacia é a arte de negociar. É arte de conversar, e o presidente Lula vem fazendo um apelo para que se fale mais de paz e menos de guerra”, disse Mauro Vieira.

O ministro acrescentou que a posição brasileira sempre foi contrária à guerra. Lula, lembrou o ministro, manifestava essa posição desde quando era ainda candidato. “Ele tem sempre feito um apelo, chamando atenção de que é impossível continuar falando apenas de guerra e vendo toda a destruição que acontece”, disse Mauro Vieira ao negar que o Brasil tenha algum lado de sua preferência neste conflito.

“O Brasil não está tomando um lado. Ao contrário. Nós condenamos a invasão da Rússia à Ucrânia, inclusive em foros multinacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU). Queremos seguir, agora no G20, um caminho que leve à paz. Há países que sequer conversam com a Rússia e há países que têm a atitude parecida com a brasileira”, acrescentou ao observar que o G20, grupo que abrange as 20 maiores economias do planeta, é o local ideal para esse tipo de debate.

Embaixadas no Continente africano

Ao deixar os estúdios da EBC, Mauro Vieira disse que o governo brasileiro está preparando estudos para definir os países onde instalará embaixadas e consulados no Continente africano – promessa já feita pelo presidente Lula.

Na visita que fez à Angola, o presidente Lula anunciou que abrirá um consulado geral naquele país, onde vivem cerca de 30 mil brasileiros.

“São estudos que estamos fazendo já há algum tempo. [Além do consulado na Angola,] estamos estudando [a possibilidade de] reabrir embaixadas que foram fechadas e abrir em outros países do continente africano. São 54 países [naquele continente], e nós temos embaixadas em apenas 34. Precisamos ter mais, pela nossa identidade política, cultural e social com a África”, explicou.

Perguntado sobre quais seriam as primeiras localidades a receberem embaixadas e consulados, Mauro Vieira disse que isso será definido a partir desses estudos. Ele, no entanto, adiantou que essa definição buscará “um equilíbrio da representação nas diferentes regiões da África”.

Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

The post Uso de moedas locais vai agilizar comércio e reduzir custos no Brics appeared first on dragão e tigre.

]]>
dragão e tigre - BRICs - Tudo Sobre - dragão e tigrehttps://www.coupondealsclub.com/politica/candidato-de-fernandez-tem-reuniao-com-lula-e-haddad-sobre-adesao-da-argentina-ao-brics/Mon, 28 Aug 2023 15:10:00 +0000https://www.coupondealsclub.com/?p=2226640Corrida eleitoral é liderada pelo libertário Javier Milei, considerado o "Bolsonaro argentino" por analistas do país vizinho

The post Candidato de Fernández tem reunião com Lula e Haddad sobre adesão da Argentina ao Brics appeared first on dragão e tigre.

]]>

O ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, que concorre a presidente como o candidato do governo Alberto Fernández nas eleições de outubro, deve desembarcar, nesta segunda-feira (28), em Brasília, para um encontro com Fernando Haddad e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A visita foi mencionada em um tuíte do ministro da Secretaria de Comunicação Social do governo, Paulo Pimenta, e confirmado por integrantes do governo.

A expectativa é que a agenda de Massa no Brasil se concentre nos temas da economia, por isso a agenda prioritária com Haddad. Mas há previsão de o argentino se encontrar também com Lula no Palácio do Planalto. O argentino vem agradecer o apoio de Lula à entrada do vizinho no Brics, ampliado na semana passada, em reunião de cúpula na África do Sul.

Massa representa o peronismo na eleição argentina. A corrida é liderada pelo libertário Javier Milei, considerado o “Bolsonaro argentino” por analistas do país vizinho por se vender como um outsider da política contra o fracasso do poder público frente a graves problemas econômicos.

Ainda assim, o governo brasileiro tenta evitar acenos explícitos à eleição no país vizinho, como fez Jair Bolsonaro ao defender o voto contrário a Alberto Fernández em 2019. No entanto, a simples aparição ao lado de Lula no meio da campanha eleitoral – a eleição é 22 de outubro – é um valioso ativo para o candidato peronista.

Massa vem ao Brasil também para tratar sobre a possibilidade de adotar yuans como garantia no comércio bilateral Brasil-Argentina, além de investimentos em gasodutos para atender ao mercado brasileiro. Na reunião dos Brics, Lula voltou a defender o uso de outras moedas, fora do dólar, no comércio entre os países do grupo.

A Argentina foi convidada a integrar o Brics e o atual governo peronista tem interesse na iniciativa. A oposição, por outro lado, já sinalizou que a adesão não deverá ocorrer em caso de vitória e tem usado a negativa como elemento da campanha eleitoral.

Com escassez de reservas em dólares, a Argentina tem novamente limitado as compras do Brasil, por falta de moeda para honrar pagamentos, por isso o tema também interessa ao Brasil. O governo Lula negocia com a Argentina um sistema de garantias em yuans para dar segurança aos exportadores brasileiros que vendam ao vizinho.

Mas há outros interesses econômicos em jogo na relação atual dos dois países, como a proposta argentina de esticar os gasodutos Norte e Néstor Kirchner para exportar gás natural para o Brasil, contando com o apoio de financiamento do BNDES a empresas brasileiras que participem da empreitada.

No sábado, 25, Massa esteve em Córdoba, no centro-norte do País, para lançar a licitação de um trecho de obras. Segundo ele, o empreendimento “permitirá gerar uma economia anual de US$ 1,96 bilhão e exportar gás aos países da região”.

Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

The post Candidato de Fernández tem reunião com Lula e Haddad sobre adesão da Argentina ao Brics appeared first on dragão e tigre.

]]>
dragão e tigre - BRICs - Tudo Sobre - dragão e tigrehttps://www.coupondealsclub.com/politica/lula-confirma-criacao-de-moeda-comum-do-brics-e-diz-que-paises-farao-estudos-durante-o-ano/Thu, 24 Aug 2023 18:43:00 +0000https://www.coupondealsclub.com/?p=2224901Cada país membro trabalhará para que propostas sejam apresentadas na próxima reunião da cúpula

The post Lula confirma criação de moeda comum do Brics e diz que países farão estudos durante o ano appeared first on dragão e tigre.

]]>

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, confirmou que a Cúpula do Brics resolveu criar uma moeda para facilitar as trocas comerciais entre os países membros do bloco, que tem como membros criadores Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Ao dizer que não tem pressa, Lula destacou que as nações integrantes do bloco se comprometeram a estudar sobre a possibilidade e retomar a discussão na próxima reunião do grupo.

“Ninguém quer mudar a unidade monetária do país. O que nós queremos é criar uma moeda que permita que a gente faça negócio sem precisar comprar dólar”, disse o presidente brasileiro, em coletiva de imprensa após a Cúpula do Brics, que ocorreu nesta semana na África do Sul. “Nós resolvemos criar uma moeda, porque isso facilita a vida das pessoas, mas nós não queremos pressa porque não é uma coisa simples de fazer.”

De acordo com ele, a área econômica de cada país membro fará estudos para que propostas sejam apresentadas na próxima reunião da cúpula, no ano que vem. “Acho muito importante a gente se preocupar em criar uma certa paridade em trocas comerciais.”

Ampliação do bloco

O presidente do Brasil justificou que os novos países que foram convidados formalmente para integrar o bloco são nações que haviam pedido a adesão “há muito tempo”. Lula disse não querer saber do “pensamento ideológico que tem o governante” das nações convidadas, mas se os países estão dentro dos critérios para adesão ao bloco.

Em coletiva de imprensa, Lula disse que as reuniões dos últimos dias foram uma das mais importantes que já participou em todos os seus três mandatos e comparou a expansão do Brics como um pai acompanha o filho crescer. “Quando criamos o Brics, muita gente achava que era uma piada, não levava a sério [o bloco]”, declarou. “O Brics era uma coisa diferente porque tinha interesse comum entre os países.”

A expansão do bloco, para Lula, é um avanço. “As pessoas que foram escolhidas já estavam pedindo há muito tempo para entrar no Brics. Não foi de forma aleatória, que entrou fulano ou beltrano. É porque eram as pessoas que estavam na fila há muito tempo pedindo e reivindicando”, disse.

“O que está em jogo aqui não é a pessoa do governo, é o país, é a importância do país. Não quero saber que pensamento ideológico tem o governante, quero saber se o país está dentro dos critérios que estabelecemos para fazer parte do Brics”, reiterou Lula.

O brasileiro disse que outros países vão pedir para entrar no bloco e será feita uma avaliação “seletiva e criteriosa”, escolhendo as nações de acordo com a importância política.

Na fala, Lula também falou sobre a necessidade de reorganizar o Mercosul e Unasul para fortalecer os blocos. “Pelo menos com garantia que [o bloco] vai ser tratado em igualdade de condições e não com a prepotência do senhor de engenho contra o escravo”, criticou o presidente, em referência ao domínio dos países da região Norte do planeta. “Veja a mudança de nome, que pomposo que é as pessoas agora falarem: ‘Vamos conversar com o Sul global’.”

Os novos membros

Nesta quinta-feira, a Cúpula do Brics decidiu convidar formalmente seis países para se tornarem novos membros: Arábia Saudita, Argentina, Emirados Árabes Unidos, Egito, Irã e Etiópia.

A Indonésia, antes na lista, pediu de última hora para que o processo fosse adiado.

A quantidade é menor do que os 23 países que haviam pedido adesão.

Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

The post Lula confirma criação de moeda comum do Brics e diz que países farão estudos durante o ano appeared first on dragão e tigre.

]]>
dragão e tigre - BRICs - Tudo Sobre - dragão e tigrehttps://www.coupondealsclub.com/economia/adesao-da-argentina-ao-brics-ja-causa-polemica-na-campanha-presidencial/Thu, 24 Aug 2023 18:00:26 +0000https://www.coupondealsclub.com/?p=2224944cropped-923609-brics_-1.jpgA candidata Patricia Bullrich disse ser contrária à entrada no grupo e o libertário Javier Milei declarou que não vai se alinhar com comunistas

The post Adesão da Argentina ao BRICS já causa polêmica na campanha presidencial appeared first on dragão e tigre.

]]>

O anúncio do convite formal dos países integrantes do BRICS para que a Argentina faça parte do grupo – junto com Etiópia, Irã, Emirados Árabes, Arábia Saudita e Egito -, anunciado nesta quinta-feira (24), virou tema na campanha presidencial do país sul-americano. A candidata de centro-direita Patricia Bullrich, da coligação Juntos pela Mudança, disse que se opõe à entrada do país na aliança. E o libertário Javier Milei disse que não vai se alinhar com comunistas.

Ao sair de uma palestra que proferiu no Conselho das Américas, Bullrich declarou que “um presidente que está saindo (se referindo a Alberto Fernández) não pode dizer o que vai acontecer na política internacional nos próximos anos e comprometer a Argentina com um sistema que nada tem a ver com os nossos princípios”.

A ex-ministra da Segurança criticou o presidente, que para ela se encontra numa situação de enorme fragilidade e sem exercer a sua posição, não podendo portanto comprometer a Argentina a aderir ao BRICS , particularmente no momento em que ocorre a guerra na Ucrânia.

Ele citou o desconforto particular com o convite feito ao Irã, “país com o qual há uma ferida aberta”. Bullrich se referia ao atentado contra a Associação Mutual Israelita Argentina, em 1994, que matou mais de 80 pessoas e feriu outras 300. Em 2006, a Promotoria da Argentina acusou formalmente o governo do Irã de planejar o atentado e a milícia do Hezbollah de realizá-lo.

Respondendo a Bullrich, Fernández disse esperar que a candidata não se eleja presidente “porque não entende o que diz”. Segundo o presidente, há problemas quando a política externa começa a ser ideologizada. “A política externa não tem ideologia, mas interesses”, comentou.

Masterclass
As Ações mais Promissoras da Bolsa
Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

O candidato libertário Javier Milei, que também esteve com os empresário no Conselho das Américas, foi mais incisivo. “Nosso alinhamento geopolítico é os Estados Unidos e Israel. Não vamos nos alinhar com os comunistas”, disse. “Isso não significa que o setor privado não possa negociar com quem quiser”, ponderou.

Hoje, Bullrich disse divergir de Milei nesse ponto, comentando que pretende permanecer no Mercosul e manter as relações comerciais com o Brasil.

Impacto comercial

O jornal Clarín conversou com especialistas nessa quinta-feira para saber os impactos esperados da adesão do país aos BRICS. Alguns deles comentaram que o fortalecimentos dos laços com os demais países pode ser positivo e que o aceso ao Banco dos BRICS pode ser um grande instrumento para o futuro, mas que muda muito pouco a situação atual.

“A entrada no BRICS não implica benefício econômico direto. Não é uma área de livre comércio, não tem benefícios tarifários para acesso a mercados”, disse ao jornal Marcelo Elizondo, especialista em comércio exterior. Para o economista, o bloco é mais uma aliança estratégica do tipo político e que tem um grande instrumento que é o Banco.

Para Martín Kalos, Diretor da EPyCA Consultores, estar no grupo tem um peso geopolítico importante, mas que “a priori isso não muda nada”. É apenas uma incorporação para ter uma ligação inicial com países importantes como a China, a Índia e o Brasil a nível regional. Mas que poderia significar benefícios financeiros e comerciais para a Argentina num prazo mais longo.

Ariel Slipak, Coordenador da Área de Pesquisa da FARN, fez uma observação socioambiental sobre o assunto.: “A entrada da Argentina no BRICS sempre representará uma oportunidade para setores econômicos específicos, mas também pode ser uma ameaça para outros setores econômicos ou sociais”.

A imprensa local destacou a potencialização comercial que pode vir após a adesão. A Índia, por exemplo, é um mercado estratégico para as exportações argentinas, especialmente de óleo de soja, além de ser um relevante comprador do milho local. Já  a China é um destino chave para as carnes argentinas, absorvendo de forma constante mais da metade deste comércio exterior, além de ser também o principal mercado para sua soja.

O trigo e a cevada produzidos na Argentina têm no Brasil seu principal comprador, que também é um grande demandante de milho.

Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

The post Adesão da Argentina ao BRICS já causa polêmica na campanha presidencial appeared first on dragão e tigre.

]]>
dragão e tigre - BRICs - Tudo Sobre - dragão e tigrehttps://www.coupondealsclub.com/politica/brics-vai-continuar-a-fazer-selecao-criteriosa-ao-convidar-novos-paises-diz-lula/Thu, 24 Aug 2023 17:15:46 +0000https://www.coupondealsclub.com/?p=2224843Brasília (DF), 06/07/2023 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião de relançamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), no Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilBloco anunciou que convidou Argentina, Arábia Saudita, Etiópia, Egito, Emirados Árabes e Irã para se unirem ao grupo

The post Brics vai continuar a fazer seleção criteriosa ao convidar novos países, diz Lula appeared first on dragão e tigre.

]]>

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta quinta-feira (24), que os países do Brics vão continuar a fazer uma seleção criteriosa ao determinar quais novos países serão convidados para se juntarem ao grupo.

Durante entrevista coletiva em Johanesburgo, ao final de reunião de cúpula do Brics, Lula ainda afirmou que acredita que a economia mundial e a geopolítica estão mudando e que os países do “sul global” precisam se organizar.

Mais cedo, o Brics anunciou que convidou Argentina, Arábia Saudita, Etiópia, Egito, Emirados Árabes e Irã para se unirem ao grupo.

O presidente disse que a ampliação do Brics foi um “avanço extraordinário”.

 

Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

The post Brics vai continuar a fazer seleção criteriosa ao convidar novos países, diz Lula appeared first on dragão e tigre.

]]>
dragão e tigre - BRICs - Tudo Sobre - dragão e tigrehttps://www.coupondealsclub.com/politica/lula-diz-apoiar-inclusao-da-uniao-africana-no-g20/Thu, 24 Aug 2023 14:46:49 +0000https://www.coupondealsclub.com/?p=2224257Presidente brasileiro diz que é hora de revitalizar a cooperação entre os países em desenvolvimento

The post Lula diz apoiar inclusão da União Africana no G20 appeared first on dragão e tigre.

]]>

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira, durante reunião de cúpula do Brics — grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — que apoia a inclusão da União Africana no G20.

Durante o encontro, realizado em Johanesburgo, na África do Sul, Lula disse ainda que as promessas da globalização não foram cumpridas e que é hora de revitalizar a cooperação entre os países em desenvolvimento, pois há o risco de uma guerra nuclear.

 

Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

The post Lula diz apoiar inclusão da União Africana no G20 appeared first on dragão e tigre.

]]>
dragão e tigre - BRICs - Tudo Sobre - dragão e tigrehttps://www.coupondealsclub.com/politica/lula-sauda-expansao-do-brics-e-diz-que-bloco-criou-grupo-para-estudar-moeda-de-referencia/Thu, 24 Aug 2023 14:40:28 +0000https://www.coupondealsclub.com/?p=2224463Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã devem se juntar ao bloco no ano que vem

The post Lula saúda expansão do Brics e diz que bloco criou grupo para estudar moeda de referência appeared first on dragão e tigre.

]]>

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva saudou, nesta quinta-feira (24), a expansão do Brics — formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — após a formalização dos convites para que Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã se juntem ao bloco no ano que vem.

Em declaração à imprensa durante reunião de cúpula do Brics, em Johanesburgo, na África do Sul, Lula também disse que o bloco criou um grupo de trabalho para estudar a adoção de uma moeda de referência para as transações entre os países do bloco, medida que vem sendo defendida com frequência pelo presidente brasileiro.

“Neste mundo em transição, o Brics nos oferece uma fonte de soluções criativas para os desafios que enfrentamos. A relevância do Brics é confirmada pelo interesse crescente que outros países demonstram de adesão ao agrupamento. Entre os vários resultados da cúpula de hoje, ressalto a ampliação do Brics, com a inclusão de novos membros”, disse.

“Como indicou o presidente (da África do Sul Cyril) Ramaphosa, é com satisfação que o Brasil dá as boas-vindas aos Brics a Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.”

Lula sinalizou ainda que o Brics pode se ampliar ainda mais, em um momento em que o grupo busca se afirmar como um bloco representante do “Sul Global”.

“O Brics continuará aberto a novos candidatos e, para isso, aprovamos também critérios e procedimentos para futuras adesões”, disse.

Durante o encontro dos líderes dos países do Brics, também ficou definido que será estudada a adoção de uma moeda de referência para as transações entre os membros. Lula tem advogado o comércio em moedas alternativas ao dólar, citando por exemplo o caso da Argentina, importante parceiro comercial do Brasil e que tem enfrentado dificuldades em acessar a moeda norte-americana.

“Aprovamos ainda a criação de um grupo de trabalho para estudar a adoção de uma moeda de referência do Brics. Essa medida poderá aumentar nossas opções de pagamento e reduzir nossas vulnerabilidades”, defendeu.

“Por fim, dedico uma mensagem especial ao querido Alberto Fernández, presidente da Argentina e grande amigo do Brasil e do mundo em desenvolvimento. Continuaremos avançando lado a lado com nossos irmãos argentinos em mais um foro internacional.”

Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

The post Lula saúda expansão do Brics e diz que bloco criou grupo para estudar moeda de referência appeared first on dragão e tigre.

]]>
dragão e tigre - BRICs - Tudo Sobre - dragão e tigrehttps://www.coupondealsclub.com/politica/brics-convidam-argentina-arabia-saudita-ira-etiopia-egito-e-emirados-arabes-ao-bloco/Thu, 24 Aug 2023 12:22:02 +0000https://www.coupondealsclub.com/?p=2224304Expansão também pode abrir caminho para que dezenas de outros países procurem admissão ao grupo

The post Brics convidam Argentina, Arábia Saudita, Irã, Etiópia, Egito e Emirados Árabes ao bloco appeared first on dragão e tigre.

]]>

JOHANESBURGO – Os líderes do Brics convidaram Arábia Saudita, Irã, Etiópia, Egito, Argentina e Emirados Árabes Unidos para aderirem ao grupo, em medida que visa aumentar a influência de um bloco que se comprometeu a defender o “Sul Global”.

A expansão também pode abrir caminho para que dezenas de outros países procurem admissão ao Brics, atualmente composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

A polarização geopolítica ligada à guerra na Ucrânia e ao declínio das relações da China com os Estados Unidos está estimulando os esforços de Pequim e Moscou para transformar o Brics em um contrapeso viável ao Ocidente.

Os novos candidatos foram anunciados pelo presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, que organiza uma cúpula de líderes do Brics.

“O Brics embarcou num novo capítulo no seu esforço para construir um mundo que seja justo, um mundo que também seja inclusivo e próspero”, disse ele.

As nações candidatas se tornarão formalmente membros em 1º de janeiro de 2024. Ramaphosa e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixaram a porta aberta para a possibilidade de admitir outros países no futuro.

“Temos consenso sobre a primeira fase deste processo de expansão e outras fases se seguirão”, afirmou Ramaphosa em conferência de imprensa.

Lula disse que as promessas de globalização fracassaram, acrescentando que é hora de revitalizar a cooperação com os países em desenvolvimento, já que “há risco de guerra nuclear”, uma aparente alusão às crescentes tensões entre a Rússia e o Ocidente devido ao conflito na Ucrânia.

O presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Zayed, cujo país já é membro do Novo Banco de Desenvolvimento do bloco, disse que apreciou a inclusão do seu país na expansão.

O primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, classificou a decisão dos líderes do Brics de convidar a Etiópia para aderir ao grupo como “um grande momento”.

Reequilibrar a ordem mundial

Em um reflexo da crescente influência do bloco, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, participou no anúncio de expansão na quinta-feira.

Ele repetiu um apelo recorrente do Brics por reformas de instituições como o Conselho de Segurança da ONU, o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial, afirmando que as estruturas de governança global “refletem o mundo de ontem”.

“Para que as instituições multilaterais permaneçam verdadeiramente universais, devem reformar-se para refletir o poder e as realidades econômicas de hoje. Na ausência de tal reforma, a fragmentação é inevitável”, disse ele.

O debate sobre a expansão esteve no topo da agenda da cúpula de três dias que ocorreu em Johanesburgo. E, embora todos os membros do Brics tenham manifestado publicamente o seu apoio ao crescimento do bloco, havia divisões entre os líderes sobre quanto e com que rapidez.

“Esta expansão do número de membros é histórica”, disse o presidente da China, Xi Jinping, em comentários após o anúncio. “Isso mostra a determinação dos países do Brics na unidade e cooperação com os países em desenvolvimento mais amplamente.”

Mais de 40 países manifestaram interesse em aderir ao Brics, dizem autoridades ​​sul-africanas, e 22 pediram formalmente para serem admitidos.

Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

The post Brics convidam Argentina, Arábia Saudita, Irã, Etiópia, Egito e Emirados Árabes ao bloco appeared first on dragão e tigre.

]]>
dragão e tigre - BRICs - Tudo Sobre - dragão e tigrehttps://www.coupondealsclub.com/politica/paises-do-brics-chegam-a-acordo-sobre-mecanismos-de-expansao-diz-africa-do-sul/Wed, 23 Aug 2023 15:28:47 +0000https://www.coupondealsclub.com/?p=2223505cropped-923609-brics_-1.jpgAnúncio mais detalhado será feito pelos líderes do Brics antes da conclusão da cúpula na quinta-feira

The post Países do Brics chegam a acordo sobre mecanismos de expansão, diz África do Sul appeared first on dragão e tigre.

]]>

O grupo Brics, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, adotou um documento que estabelece diretrizes e princípios para a expansão do bloco, disse a ministra das Relações Exteriores da África do Sul, Naledi Pandor, nesta quarta-feira (23).

O estabelecimento de uma estratégia e de critérios para a admissão de novos membros estava no topo da agenda da cúpula dos Brics desta semana em Joanesburgo.

Embora todos os membros do Brics tenham manifestado publicamente apoio ao crescimento do bloco, estão divididos sobre quanto e com que rapidez. Mais de 40 países manifestaram interesse em aderir ao Brics.

“Nós concordamos na questão da expansão. Temos um documento que adotamos que estabelece as diretrizes e os princípios, os processos para considerar os países que desejam se tornar membros do Brics”, disse Pandor à Rádio Ubuntu, estação administrada pelo Ministério das Relações Exteriores da África do Sul.

Um anúncio mais detalhado será feito pelos líderes do Brics antes da conclusão da cúpula na quinta-feira, acrescentou ela.

 

Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

The post Países do Brics chegam a acordo sobre mecanismos de expansão, diz África do Sul appeared first on dragão e tigre.

]]>
dragão e tigre - BRICs - Tudo Sobre - dragão e tigrehttps://www.coupondealsclub.com/politica/lula-diz-que-criacao-de-moeda-para-comercio-entre-paises-do-brics-reduziria-vulnerabilidades/Wed, 23 Aug 2023 12:56:17 +0000https://www.coupondealsclub.com/?p=2223097Presidente brasileiro defendeu novas opções de pagamentos para transações entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul

The post Lula diz que criação de moeda para comércio entre países do Brics reduziria vulnerabilidades appeared first on dragão e tigre.

]]>

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira que uma moeda comum para transações comerciais entre os países do Brics — grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — reduziria as vulnerabilidades dessas nações.

“A criação de uma moeda para as transações comerciais e de investimentos entre os membros do Brics aumenta as nossas opções de pagamento e reduz as nossas vulnerabilidades”, disse Lula em discurso na sessão plenária de abertura da reunião de cúpula do Brics, realizada em Johanesburgo, na África do Sul.

 

Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

The post Lula diz que criação de moeda para comércio entre países do Brics reduziria vulnerabilidades appeared first on dragão e tigre.

]]>
dragão e tigre Mapa do site

1234