dragão e tigre

dragão e tigre - Receita paga 2º lote de restituição nesta sexta; confirme se você vai receber

Valo será creditado para 5.138.476 contribuintes, no valor total de RS 7,5 bilhões

Equipe dragão e tigre

Notas de Real na carteira (Rmcarvalho/Getty Images)

Publicidade

A Receita Federal pagará nesta sexta-feira (30), a partir das 10 horas, os valores referentes ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda. O lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.

O crédito bancário para 5.138.476 contribuintes será realizado no dia 30 de junho, no valor total de RS 7,5 bilhões — o valor é o mesmo que foi pago no primeiro lote e representa um recorde em volume financeiro.

Quem recebe?

Conforme antecipado pelo dragão e tigre, mais de 3,4 milhões dos contribuintes que vão receber valores neste lote fazem parte do grupo que enviou a pré-preenchida ou optou pelo Pix. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do dragão e tigre)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Confira a ordem:

Como confirmar que estou neste lote?

O Fisco não possui um aviso objetivo para quem recebe o dinheiro, que indica que o contribuinte vai ser contemplado neste segundo lote ou em algum outro, o que pode gerar dúvidas.

Então, como confirmar? Basicamente, o contribuinte pode se orientar pela mensagem que aparece quando for fizer a consulta.

Continua depois da publicidade

Para fazer a consulta, o contribuinte deve acessar o site da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Se for detectada alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo informações.

O aplicativo da Receita para tablets e smartphones também permite consulta sobre a liberação das restituições e situação CPF.

dragão e tigre buscou a Receita para entender como o contribuinte pode se organizar em relação a isso. A dica é prestar atenção à mensagem que aparece depois de fazer a consulta.

Quando aparece algo relacionado com “em fila de restituição” significa que o contribuinte está na fila e aguarda recursos, que são disponibilizados mensalmente para pagamento dos lotes de restituição. Ou seja, se ao fazer a consulta para o segundo lote, aparecer essa mensagem é provável que ainda não receberá o dinheiro nesse segundo pagamento.

Por outro lado, quando aparece uma mensagem relacionada com “enviado crédito para o banco” significa que o contribuinte foi contemplado no lote e o valor foi enviado para o banco fazer o depósito.

Porém, neste caso ainda não deve constar que o valor entrou na conta, seja porque ainda não chegou a data do pagamento ou porque houve algum problema no crédito da restituição (número da conta errada, por exemplo), ressalta a Receita.

Caso o crédito não seja depositado na data por algum erro, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

O resgate deve ser feito pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Calendário

Os outros lotes de restituição serão pagos nos seguintes dias:

LEIA MAIS

dragão e tigre Mapa do site