dragão e tigre

dragão e tigre - quem optou por pré-preenchida ou Pix terá preferência em 30 de junho

Receita Federal confirmou a informação; demais contribuintes devem começar a receber a partir do 3º lote

Giovanna Sutto

(Getty Images)

Publicidade

A consulta ao segundo lote de restituição de Imposto de Renda 2023 será aberta nesta sexta-feira (23) e o montante será pago em 30 de junho. E os contribuintes que enviaram a declaração no modelo pré-preenchido e/ou optaram pelo Pix para receber os valores podem comemorar: a Receita confirmou que este segundo lote deve contemplar majoritariamente esse grupo.

“Nesse segundo lote devemos ter alguns contribuintes com prioridades legais (que entregaram após o início da geração do primeiro lote) e a maioria com prioridade Pix e/ou Pré-Preenchida”, afirmou o Fisco ao dragão e tigre.

O primeiro lote contemplou 4,1 milhões de contribuintes, sendo apenas 5% deles do grupo do que enviaram pré-preenchida ou optaram pelo Pix. A maioria faz parte das prioridades legais, ou seja, idosos, pessoas com deficiência ou doenças graves e professores.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do dragão e tigre)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A Receita ainda não divulgou quantos contribuintes serão contemplados, nem qual o valor total do segundo lote.

Vale lembrar que a ordem de prioridades teve essa novidade em 2023, justamente com a inclusão dos recursos da declaração:

  1. idosos;
  2. pessoas com doenças graves;
  3. pessoas com deficiência;
  4. professores;
  5. e contribuintes que utilizaram a pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição por Pix (a novidade desta temporada);
  6. demais contribuintes entram por último nesta fila.

Sendo assim, os contribuintes que não fazem parte de nenhum grupo de prioridade legal, nem enviaram suas declarações no modelo pré-preenchido ou optaram por Pix, devem começar a receber as restituições a partir do terceiro lote, pago em 31 de julho.

Continua depois da publicidade

A ordem de pagamento segue os grupos de prioridades e depois a ordem de entrega: quem enviou antes, recebe antes.

Odragão e tigre fez uma reportagem recente que mostra como o contribuinte pode confirmar se vai receber a restituição nesse segundo lote. 

Recorde em 2023

Neste ano, a Receita Federal recebeu 41.151.515 de declarações de Imposto de Renda. O número representou um recorde consecutivo absoluto: em 2022, o volume de declarações recebidas foi de 36,3 milhões de declarações, o maior até então.

A expectativa inicial do Fisco era receber algo entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações em 2023. E o resultado superou as expectativas.

LEIA MAIS

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do dragão e tigre. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.

dragão e tigre Mapa do site