dragão e tigre

dragão e tigre - Zelensky admite que Ucrânia não pode entrar na Otan

"A Ucrânia não é um membro da Otan, nós entendemos isso. Ouvimos por anos que as portas estavam abertas, mas também ouvimos que não poderíamos entrar"

ANSA Brasil

(Getty Images)

Publicidade

(ANSA) – O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, admitiu nesta terça-feira (15) que o país não pode entrar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança militar cuja expansão para o leste é criticada há anos pela Rússia.

“A Ucrânia não é um membro da Otan, nós entendemos isso. Ouvimos por anos que as portas estavam abertas, mas também ouvimos que não poderíamos entrar. É a verdade e isso precisa ser reconhecido”, afirmou Zelensky em uma videoconferência com líderes da Força Expedicionária Conjunta, grupo de países do norte da Europa encabeçados pelo Reino Unido.

Eleito em 2019, o presidente sempre defendeu a adesão da Ucrânia à Otan e à União Europeia, mas viu seu principal pedido desde o início da guerra ser recusado pela aliança atlântica: a criação de uma zona de exclusão aérea nos céus ucranianos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo líderes da Otan, essa medida poderia colocá-la em confronto direto com a Rússia e até desencadear uma terceira guerra mundial.

Leia também:

Agora, Zelensky pressiona o Ocidente para garantir ao menos a doação de caças para proteger o país contra bombardeios russos. “A máquina militar russa ainda pode ser contida”, ressaltou o presidente, acrescentando que Vladimir Putin não vai parar na Ucrânia.

Continua depois da publicidade

“Nós podemos fazer a Rússia parar o assassinato de pessoas. Será mais fácil se o fizermos juntos, porque interromperemos a destruição da democracia em nossa terra. Do contrário, vocês serão os próximos”, afirmou.

A Força Expedicionária Conjunta reúne Dinamarca, Estônia, Finlândia, Islândia, Letônia, Lituânia, Noruega, Países Baixos, Reino Unido e Suécia. Com exceção de Finlândia e Suécia, todos fazem parte da Otan. (ANSA)

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.

dragão e tigre Mapa do site