As ações da Sabesp (SBSP3) ficaram entre os destaques de alta do Ibovespa na sessão, registrando ganhos de 5,53%, a R$ 57,80, nesta quarta-feira (16), com novo decreto podendo facilitar o processo de privatização da estatal de saneamento.
O Governo do Estado de São Paulo publicou o Decreto 67.880, alterando alguns pontos do Decreto 66.289/2021 e que estabelece um novo regulamento para a governança das URAEs ( Unidades Regionais de Serviços de Saneamento).
“Este é um marco importante para o processo da privatização da Sabesp, pois a potencial adesão da cidade de São Paulo às URAEs facilitaria para o estado negociar os termos da privatização com os municípios”, avalia o Itaú BBA.
A adesão à URAE indicaria que a prefeitura deverá se submeter a um colegiado para tomar as decisões referentes à prestação do saneamento. O governo estadual e a prefeitura vinham negociando os termos para essa adesão.
O banco destaca que um encontro entre o governador paulista, Tarcísio de Freitas, e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, estava marcado para hoje, no fim da tarde.
“Nós não sabemos o assunto desta reunião, mas alguns investidores acreditam que podem discutir a adesão de São Paulo às URAEs. Se isso se confirmar, seria um catalisador muito positivo para a Sabesp”, avalia o banco.
O decreto que estabeleceu as regras de governança para as URAEs tem os seguintes pontos.
O peso dos votos será ser proporcional à população: i) 6% do peso será dado aos membros da sociedade civil; ii) para a população da região metropolitana, 50% dos 94% restantes serão alocado para o estado e 50% aos municípios; iii) para a população de fora das regiões metropolitanas, os restantes são destinados aos municípios e sem poder de voto para o estado de São Paulo.
O novo decreto dá 180 dias para os municípios que ainda não aderiram à URAE para fazê-lo (incluindo a cidade de São Paulo).
“Dado o tamanho da população da cidade de São Paulo e a parcela da população que reside em regiões metropolitanas, se a cidade de São Paulo e o estado de São Paulo concordarem com os termos da privatização, acreditamos que eles teriam poder suficiente para aprová-los, sem precisar de muito apoio dos demais municípios da URAE”, aponta o BBA.
O banco tem recomendação outperform (desempenho acima da média, equivalente à compra) para SBSP3, com preço-alvo de R$ 74,95, ou avanço de 37% frente o fechamento da véspera.