dragão e tigre

dragão e tigre - PNAD no Brasil, inflação e indústria nos EUA

Tudo o que o investidor precisa saber antes de operar na semana

Camille Bocanegra

Publicidade

A semana será mais curta para a Bolsa brasileira, com a B3 sem negociações na segunda (12) e na terça-feira (13), só voltando a operar na quarta (14) às 13h (horário de Brasília), em horário reduzido.

A agenda por aqui também estará mais esvaziada. Na volta do Carnaval, as primeiras apresentações de dados acontecem apenas na quinta-feira (15), com divulgação do Relatório Focus e do Fluxo Cambial pelo Banco Central, assim como os dados da Balança Comercial.

Na sexta-feira, o Índice Geral de Preços (IGP-10) será conhecido, apresentado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Na sexta (16) haverá a divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Treinamento Gratuito

Manual dos Dividendos

Descubra o passo a passo para viver de dividendos e ter uma renda mensal previsível, começando já nas próximas semanas

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A temporada de resultados também será fraca na semana do Carnaval, com divulgação prevista apenas do balanço de Jalles Machado (JALL3) na quarta, com teleconferência para o dia seguinte.

CPI, PPI e produção industrial nos EUA

Lá fora, os índices de preços dominarão a agenda nos EUA, com divulgação da inflação ao consumidor (CPI) e núcleo do CPI de janeiro na terça e dos preços ao produtor (PPI) e núcleo do PPI na sexta (16). Os dados são importantes métricas de inflação em terras americanas. A expectativa de alta do CPI é de 0,2% na comparação mensal, de acordo com o consenso LSEG.

Além dos indicadores, investidores podem aguardar os números de venda no varejo de janeiro na quinta-feira, com previsão de alta de 0,1% em relação ao mês anterior, segundo o consenso LSEG, e os dados de produção industrial do mesmo mês, com alta de 0,4% frente dezembro na projeção LSEG. No mesmo dia, serão apresentados os dados de fevereiro do índice de atividade do Federal Reserve (Fed) da Filadélfia e o índice Empire Manufacturing de atividade, além dos números semanais de auxílio desemprego.

Continua depois da publicidade

Na sexta-feira, o índice preliminar de confiança da Universidade de Michigan será apresentado e, para fevereiro, a expectativa do consenso LSEG é de 79. São esperados, ainda, os dados sobre moradia, outro indicador da temperatura da economia no país, com destaque para os números de inícios de construções (housing starts) e de autorizações para construções (building permits).

Atenção ainda para os números de PIB preliminar do quatro trimestre da Zona do Euro, com expectativa LSEG de estabilidade e a ser divulgado na quarta-feira. É esperado, ainda, o PIB do Japão, com crescimento de 0,3% na comparação trimestral. Na quinta, será a vez do PIB do Reino Unido.

dragão e tigre Mapa do site