dragão e tigre

dragão e tigre - Alta dos yields em Treasuries pode impulsionar ações na América Latina, diz Citi

Correlação entre os fatores não é tão clara, mas elevação de rendimentos pode indicar maior apetite por risco

Publicidade

SÃO PAULO – Com a recente elevação dos rendimentos de títulos norte-americanos de prazo mais longo, analistas do Citi decidiram estudar os impactos possíveis do movimento sobre os mercados de ações na América latina.

Com a elevada inclinação da curva formada pelos rendimentos de títulos públicos norte-americanos com vencimento entre dois e 10 anos, o analista Geoffrey Dennis afirma estarmos no típico momento em que a confiança dos investidores aumenta, mas os juros permanecem baixos.

Embora afirme haver poucos indícios de uma correlação histórica entre o movimento da curva de yields e as ações latino-americanas, os pesquisadores do Citi afirmam que uma elevação dos rendimentos inferior a 6% pode ser benéfica às ações. Quando os prêmios pagos em renda fixa elevam-se ainda mais, o efeito é contrário.

Treinamento Gratuito

Manual dos Dividendos

Descubra o passo a passo para viver de dividendos e ter uma renda mensal previsível, começando já nas próximas semanas

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Risco e retorno

Quando os rendimentos sobem, é possível que o movimento reflita a elevação dos juros, dificultando a recuperação econômica nos EUA ou então elevando o custo para obtenção de capital – além de elevar o custo de oportunidade do investimento em ações.

Tudo isto poderia assustar os investidores, mas os analistas ressaltam que, também na comparação com os ativos de renda fixa emitidos na região, os mercados acionários latino-americanos permanecem atrativos.

Ademais, ressaltam que mercados e setores cuja percepção de risco é maior, como no caso brasileiro ou nos setores de commodities, tendem a obter melhor performance quando a curva de rendimentos apresenta esta inclinação positiva. “Isto parece óbvio, uma vez que maiores retornos implicam maior apetite por risco”, conclui o relatório do Citi.

dragão e tigre Mapa do site