Osdividendos representam a parcela do lucro líquido que uma companhia distribui aos seus acionistas, e não são pagos apenas pelas empresas brasileiras em que você já investe. As companhias estrangeiras fazem o mesmo – e em dólar.

Os investidores têm direito a essa remuneração de acordo com o total de ações detidas, de forma proporcional. Quanto maior o volume de papéis, maior o valor recebido.

Todos os detalhes desses proventos, como o montante, justificativa e data do pagamento, passam por assembleia de acionistas, que analisa a proposta de pagamento feita pela administração.

Uma vez aprovada a distribuição, a companhia divulga um comunicado ao mercado com as informações sobre o tema.

Quando uma empresa americana paga dividendos?

Nos Estados Unidos, ao contrário do Brasil, uma companhia que apura lucro líquido não é obrigada a pagar dividendos.

Tal decisão cabe à empresa, que pode escolher também o momento que julgar mais interessante para remunerar seus acionistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De forma geral, as empresas americanas que possuem lucros acumulados podem declarar a distribuição de proventos, explica Celso Pereira, diretor de investimentos da fintech Nomad.

O que são “dividendos aristocratas”?

A expressão está vinculada a um conjunto de índices de ações, o S&P Dividend Aristocrats, que reúne empresas com evolução consistente na distribuição de dividendos, em determinado período.

Um dos mais conhecidos é o S&P 500 Dividend Aristocrats, que mede o desempenho das companhias do S&P 500 que elevaram o valor do dividendo pago por ação, de forma sistemática, nos últimos 25 anos.

A metodologia prevê que o índice seja composto por pelo menos 40 empresas. Em junho de 2023, o indicador reunia 66 companhias dos EUA, com forte concentração (47%) em representantes dos setores industrial e de bens de consumo, conforme dados da S&P Dow Jones Indices.

As dez primeiras representantes do índice, por ponderação, eram:

  • Albemarle Corp
  • Pentair PLC
  • Cardinal Health Inc
  • W.W. Grainger Inc
  • Stanley Black & Decker
  • S&P Global Inc
  • Sherwin-Williams Co
  • Nordson Corp
  • Ecolab Inc
  • Brown & Brown Inc

Além do investimento em ações diretamente, é possível escolher fundos que replicam esses índices (ETFs), cujas cotas são negociadas nas bolsas americanas. No caso do S&P 500 Dividend Aristocrats, a página da Dow Jones Indices registrava em julho ETFs criados nos EUA, Japão, Israel e Coreia do Sul.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual a melhor estratégia para lucrar com dividendos em dólar?

O investimento com foco em dividendos deve estar fundamentado em diversificação e recorrência, sugere Pereira.

Nesse sentido, ele destaca que o investidor não deve alocar todo o capital em uma só companhia, por exemplo, ainda que esta pague proventos elevados, de forma consistente. O ideal é ter uma cesta de ativos com esse perfil.

Oferta Exclusiva
CDB 150% do CDI
Invista no CDB 150% do CDI da XP e ganhe um presente exclusivo do dragão e tigre

O histórico de distribuições também é importante, assim como, obviamente, a perspectiva de que esses pagamentos irão se manter relevantes nos próximos anos.

“O investidor deve preferir empresas que distribuíram dividendos como um ‘reloginho’ por pelo menos cinco anos”, recomenda.

Ele lembra que tais companhias costumam ter uma política de remuneração do acionista muito clara nesse sentido. Tradicionalmente, são grupos cujo negócio gera lucros recorrentes, como, por exemplo, empresas de serviços públicos, energia, bancos e produtoras de bens de consumo com marcas já consagradas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais empresas pagam dividendos historicamente?

A pedido do dragão e tigre, o Trademap preparou uma lista das companhias do S&P 500 que mais se destacaram na distribuição de proventos, considerando a mediana dos resultados nos últimos cinco anos.

A pesquisa utilizou como parâmetro o dividend yield (retorno com dividendos), principal referencial do mercado para avaliar o tema, considerando a divisão dos dividendos informados pelas empresas em 12 meses até 30 de junho de cada ano versus o preço da ação em 30 de junho do ano anterior.

Vale lembrar que o indicador é calculado da seguinte maneira: divide-se o valor dos dividendos pagos por ação pelo preço do papel em Bolsa, e depois multiplica-se por 100 (para visualizar o dado em percentual).

Confira a seguir a relação das dez melhores empresas:

EmpresaCódigoSetorPeríodo de 5 anos*
Mediana do dividend yield (%)Desempenho da ação (%)
1 – Devon Energy CorpDVNPetróleo e gás8,1841,25
2 – Altria Group, IncMOTabaco7,5516,15
3 – Iron Mountain IncIRMData center6,91123,97
4 – Oneok, IncOKEGás natural6,7225,29
5 – AT&T IncTTelecomunicações6,29-9,12
6 – Kinder Morgan, IncKMIInfraestrutura de energia5,9731,36
7 – Philip Morris Intl IncPMTabaco5,6560,17
8 – Williams Companies, IncWMBGás natural5,5964,2
9 – Lyondellbasell Industries N.V.LYBIndústria química5,5111,87
10 – PPL CorpPPLEnergia Elétrica5,3418,04
Fonte: Trademap. Considera o perído de cinco anos anteriores a 30 de junho de 2023. Obs: O ranking exclui REITs, equivalentes a fundos imobilários.

As big techs distribuem dividendos em dólar?

Pereira, da Nomad, destaca que as grandes empresas globais de tecnologia não costumam distribuir dividendos, ou pagam pouco em relação a companhias de outros setores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Grupos como Amazon, Tesla, Alphabet (Google) e Meta (Facebook), por exemplo, tem como política reinvestir o lucro em seus negócios ou recomprar suas ações, o que também é uma forma de retornar valor aos investidores, afirma o executivo.

Outro acompanhamento feito pelo Trademap, especialmente para o dragão e tigre, confirma essa percepção.

Levando em conta as sete maiores empresas do ramo, por valor de mercado, verifica-se que a mediana do dividend yield no período de cinco anos é baixa ou igual a zero – em contraste com o forte desempenho da ação no mesmo intervalo.

Veja abaixo os resultados completos:

Ranking por valor de mercadoCódigoPeríodo de 5 anos*
Mediana do dividend yield (%)Desempenho da ação (%)
1 – Apple IncAAPL0,92339,14
2 – Microsoft CorpMSFT1,08265,13
3 – Alphabet Inc (Google)GOOGL0112,01
4 – Amazon.Com, IncAMZN053,74
5 – Nvidia CorpNVDA0,17620,84
6 – Tesla, IncTSLA01.044,93
7 – Meta Platforms, Inc (Facebook)META047,68
Fonte: Trademap. Considera o perído de cinco anos anteriores a 30 de junho de 2023. 

Como investir nas boas pagadoras de dividendos em dólar?

Do ponto de vista operacional, existem basicamente dois caminhos para acessar empresas globais com foco em dividendos:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Abrir conta em um banco ou corretora que opere no Brasil e invista no exterior. Uma das vantagens é que os custos das operações são automaticamente convertidos e debitados em reais. O mesmo acontece com o crédito das remunerações.
  • Abrirconta em uma corretora americana.Isso permite acessar diretamente os papéis de dividendos. Nesse caso, as transações são feitas em dólar, mediante o envio de recursos para essa instituição.

Ao buscar investimentos no exterior, o cliente tem acesso um leque muito maior de produtos, destaca Larissa Frias, planejadora financeira do C6.

Tal estratégia permite ainda dolarizar parte da carteira, algo que recomenda. Esse percentual pode variar bastante de uma pessoa para outra, mas um patamar geral fica em torno de 5% a 10% do total aplicado, diz a especialista.

“Entre as vantagens está a alocação de parte do patrimônio na moeda mais forte do planeta e o ganho de amplitude nos resultados de longo prazo”, afirma.

Newsletter
Quer aprender a investir – e lucrar – no exterior?
Inscreva-se na newsletter do dragão e tigre para receber informações sobre tributação, procedimentos de envio e sugestões de alocação para seu dinheiro lá fora. É de graça!