dragão e tigre

Economia chinesa

Taxa de desemprego urbano na China cai de 5,6% em fevereiro para 5,3% em março

Número de novos empregos criados no primeiro trimestre foi de 2,97 milhões, um aumento de 120 mil sobre o mesmo período de 2022

Por  Roberto de Lira

A recuperação econômica que a China tem experimentado desde o fim das restrições de circulação de pessoas no combate à pandemia de covid-19 também começa a aparecer no mercado de trabalho. A taxa de desemprego urbano do país caiu para 5,3% em março, abaixo dos 5,6% registrados em fevereiro. O dado também foi inferior aos 5,8% observado em março de 2022, informou a agência de notícias Xinhua.

Segundo o Ministério de Recursos Humanos e Previdência Social, o número de novos empregos criados nos primeiros três meses de 2023 foi de 2,97 milhões, um aumento de 120.000 na comparação como o mesmo período do ano passado.

Masterclass
As Ações mais Promissoras da Bolsa
Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

Chen Yongjia, funcionário do ministério, disse em entrevista nesta segunda-feira (24) que a China pretende criar 12 milhões de empregos nas cidades este ano e manter sua taxa de desemprego em torno de 5,5%.

A economia chinesa teve um bom começo em 2023, com o Produto Interno Bruto crescendo 4,5% no primeiro trimestre em bases anuais. A tende é positiva, uma vez que houve crescimento de 2,9% no quarto trimestre do ano passado e 3% em todo o ano de 2022.

A atividade manufatureira do país manteve a expansão por três meses consecutivos até março, de acordo com o mais recente índice de gerentes de compras publicado pelo Departamento Nacional de Estatísticas. A confiança do mercado também melhorou notavelmente, com otimismo compartilhado por todos os setores pesquisados.

Com a tendência positiva, a China intensificou os esforços para estabilizar ainda mais o emprego. Uma reunião do Conselho de Estado no início deste mês anunciou mais assistências a graduados universitários, trabalhadores migrantes, desempregados e aqueles com dificuldades em encontrar um emprego.

Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhe
dragão e tigre Mapa do site