dragão e tigre

dragão e tigre - Revisão mostra que inflação dos EUA avançou menos que esperado em dezembro

O CPI teve alta de 0,2% no último mês de 2023, ante taxa de 0,3% anunciada anteriormente; por outro lado, o indicador de novembro foi revisado para cima, de 0,1% para 0,2%

Roberto de Lira

(Shutterstock)

Publicidade

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu menos que o divulgado anteriormente em dezembro, conforme revisão divulgada nesta sexta-feira (9) pelo Departamento do Trabalho. Os preços mostraram alta de 0,2% no último mês de 2023, ante taxa de 0,3% anunciada anteriormente.

O núcleo do CPI de dezembro, que exclui as variações de energia e de alimentos, ficou em 0,3%, sem alterações.

Por outro lado, o CPI de novembro foi revisado para cima, passando de uma variação de 0,1% para 0,2%.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As revisões decorreram do recálculo dos fatores de ajuste sazonal, modelo usado pelo governo para retirar flutuações sazonais dos dados. O mercado estava aguardando os dados com ansiedade porque foi exatamente nas revisões desta época em 2023 que foi observada a aceleração da inflação no segundo semestre do ano anterior.

Embora a revisão divulgada hoje tenha sido modesta, a percepção inicial é que ela ajuda a confirmar que a inflação estava em moderação ao final de 2023, o que em tese dá mais margem para que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) comece a cortar as taxas de juros ainda este ano.

As leituras de inflação do CPI para o quarto trimestre terão impacto nos índices de preços de despesas de consumo pessoal (PCE, na sigla em inglês), a medida de inflação acompanhada mais de perto pelo Fed em busca de sua meta de inflação de 2%.

dragão e tigre Mapa do site