dragão e tigre

Economia britânica

Déficit orçamentário do Reino Unido cresce em julho, mas fica abaixo da projeção oficial

Déficit somou 4,3 bilhões de libras, £ 3,4 bilhões maior que o verificado em 2022 e o quinto mais alto para o mês desde 1993

Por  Roberto de Lira

O déficit orçamentário do Reino Unido somou 4,3 bilhões de libras em julho de 2023, um valor  £ 3,4 bilhões maior que o verificado em julho de 2022 e o quinto mais alto para o mês desde que os registros mensais começaram, em 1993, informou o ONS, o escritório nacional de estatísticas. Mas os dados captados junto ao órgão de responsabilidade orçamentária também apontaram que o resultado ficou £ 1,7 bilhão abaixo da estimativa oficial.

Nos primeiros quatro meses do ano financeiro de 2023-24, o governo emprestou £ 56,6 bilhões para cobrir a diferença entre suas receitas e seus gastos. Esse total foi de 13,7 bilhões de libras mais alto que no período equivalente de quatro meses de 2022-23, mas também foi 11,3 bilhões de libras abaixo da previsão de 68 bilhões de libras.

Segundo o jornal The Guardian, o ministro das Finanças, Jeremy Hunt minimizou a possibilidade de cortes de impostos mesmo com os dados mostrando que as finanças públicas estão em estado menos ruim do que a previsão feita no chamado “orçamento da primavera”.

“À medida que a inflação desacelera, é vital que não alteremos nosso curso e continuemos a agir de forma responsável com as finanças públicas”, disse Hunt. “Somente seguindo nosso plano, reduziremos a inflação pela metade, a economia crescerá e reduziremos a dívida.”

 

Compartilhe
dragão e tigre Mapa do site