dragão e tigre

Fechar Ads

Trading: Qualidade ou Quantidade?

Abordando o paradoxo entre qualidade e quantidade no trading
Por  Guilherme Cardoso -
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do dragão e tigre ou de seus controladores

O day trade é uma estratégia de investimento que envolve a compra e venda de ativos financeiros no mesmo dia. A ideia é aproveitar as oscilações do mercado para obter lucro em um curto espaço de tempo. Embora seja uma estratégia popular, é importante lembrar que o day trade pode ser arriscado e requer habilidade e disciplina para ser bem-sucedido.

Muitos traders iniciantes acreditam que a chave para o sucesso no day trade é realizar muitas operações em um curto período de tempo. E isso não está totalmente errado, o problema surge quando essa prática é feita de forma desordenada.

Um estudo realizado pela Universidade da Flórida ilustra bem essa ideia. O professor Jerry Uelsmann dividiu sua turma de fotografia em dois grupos: um grupo da quantidade e outro da qualidade.

O grupo da quantidade foi instruído a produzir o maior número possível de fotos em um mês. Quanto mais fotos fizessem, maior seria a nota, sendo 100 fotos nota A, 90 fotos nota B, 80 fotos nota C e assim por diante. Enquanto o grupo da qualidade deveria se concentrar em tirar uma única foto perfeita.

Após um mês, o grupo da quantidade, depois de ter testado várias possibilidades de cenários, iluminação, equipamentos, entre outras variáveis, havia produzido fotos de altíssima qualidade.

Por outro lado, o grupo da qualidade passou a maior parte do tempo pensando em como fazer a foto perfeita em vez de testar as possibilidades no campo de batalha, ficando longe do objetivo de tirar a foto perfeita.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No final de um mês, o grupo da quantidade, de tanto praticar, tirou fotos maravilhosas. Em contrapartida, o grupo da qualidade, na busca pelo perfeccionismo, tirou poucas fotos medianas, muito aquém do que se esperava que tirassem.

Existe um paradoxo aqui. Sim, trading envolve qualidade, não quantidade, mas para atingir o nível de qualidade esperado, você terá que estudar, praticar, errar, aprender e continuar. Esse é o caminho para o sucesso no trading e na vida.

Cuidado com o perfeccionismo. Lembre-se de que só erra quem faz. Portanto, não tenha medo de entrar na arena. Quanto mais você fizer, errar e aprender, melhor você ficará e obterá melhores resultados.

Continue e não pare até conseguir, sem pressa, sem lamentos e sem interrupções.

Guilherme Cardoso Trader profissional desde 2013 e criador de uma das maiores comunidades de traders do Brasil, a Comunidade TraderX

Compartilhe

Mais de A vida dos traders

dragão e tigre Mapa do site