dragão e tigre

Fechar Ads

Conectar-se ao mercado é fundamental

Entenda a importância de entrar em flow com o mercado
Por  Guilherme Cardoso -
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do dragão e tigre ou de seus controladores

O mercado financeiro, por mais que muitos insistam em enxergá-lo como um emaranhado de números, é mais um emaranhado de emoções. Tudo o que acontece no mercado surgiu de um pensamento, que gerou um sentimento ou emoção, que, por sua vez, gerou uma ação que iniciou um comportamento.

Todos os dias, o dia todo, o mercado demonstra padrões de comportamento e os traders vencedores, os verdadeiros traders que multiplicam, sabem identificar e reagir a esses comportamentos, aproveitando-se das oportunidades que se apresentam na leitura técnica e gráfica.

Ter sucesso no mercado financeiro não tem absolutamente nada a ver com adivinhação, com bola de cristal, com vidência. Mas tem tudo a ver com conexão com o mercado e com seus movimentos, ou seja, a sua capacidade de entrar em flow com o mercado.

O estado de flow é um conceito criado pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, que o descreve como: um estado mental que acontece quando uma pessoa realiza uma atividade e se sente totalmente absorvida em uma sensação de energia, prazer e foco total no que está fazendo.

“Mas Guilherme, como eu faço isso? Como me conectar a algo que é tão caótico?”

Simples: o mercado age e você reage. O maior erro dos traders que vivem na montanha-russa entre ganhos e perdas é tentar adivinhar para onde o mercado vai. Você acha mesmo que consegue? Pois eu já te respondo: não, porque o mercado vai para onde ele quer, quando ele quer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Então, em vez de ficar tentando adivinhar e depois ficar frustrado quando o mercado não vai para o lado que você “tinha certeza” de que ele iria, você deve acompanhá-lo e não o enfrentar como se fosse um inimigo em uma batalha. Vocês estão juntos ali para fazer dinheiro, não há razão para brigar.

A melhor forma de se conectar ao mercado é por meio da preparação prévia ao seu dia de operação. Se você é daqueles que se senta na frente do computador e já começa a operar, sinal vermelho.

Você não se permitiu olhar para o gráfico e entender onde é que o mercado estava ontem e quais são as probabilidades para hoje. Não se permitiu enxergar pontos de resistência e suporte, zonas de liquidez, zonas de equilíbrio. Não está fluindo com o mercado, simplesmente caiu para dentro do avião no último minuto e ainda quer se sentar na janelinha!

A preparação prévia consiste em, no mínimo, executar estes 3 passos:

1. Definir o(s) ativo(s) a serem operados (que estejam dentro do seu plano de trade)
2. Verificar se há notícias relevantes no período em que você estiver operando (aqui, vale uma observação: notícias são importantes para você entender o impacto da volatilidade e não para “ter certeza” de que vai subir ou cair, porque isto quem vai definir é o mercado)
3. Identificar regiões importantes em tempos gráficos (máximas e mínimas do dia anterior, zonas de liquidez, zonas de equilíbrio, order blocks etc.)

Eu também sugiro, antes de qualquer clique, fazer o ritual de pré-trading que eu ensino neste vídeo aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Executando estes passos, você se conectará com o mercado antes mesmo de começar a operar, o que vai te trazer mais clareza, calma, paciência e, consequentemente, mais resultados no trading.

Quer um exemplo de como funciona a abertura de um trade quando toda a preparação é feita antecipadamente? Dê uma olhada neste outro vídeo, no qual mostro um passo a passo para abrir um trade.

“Ah, Guilherme, mas isso vai tomar meu tempo…”

A disciplina é construída com princípios inegociáveis, imutáveis e inflexíveis. Se você não tem um resultado consistente ainda, já está perdendo tempo. Está perdendo tempo atirando para tudo quanto é lado sem estabelecer uma conexão com o mercado. Está lutando uma batalha sozinho… já sabe o final, não é?

Permita-se executar a preparação por um dia. Celebre se você conseguir. E mais um dia, uma semana, um mês. Confie em mim, fazer o que precisa ser feito valerá muito a pena.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Guilherme Cardoso Trader profissional desde 2013 e criador de uma das maiores comunidades de traders do Brasil, a Comunidade TraderX

Compartilhe

Mais de A vida dos traders

dragão e tigre Mapa do site